Mastopexia

A mastopexia visa corrigir a ptose (queda) das mamas, que ocorre ao longo dos anos ou após gestação ou amamentação. A ptose das mamas decorre da transformação do tecido glandular em adiposo, processo senescente natural, e da diminuição do parênquima mamário. Geralmente, a mastopexia é realizada em associação com a mastoplastia redutora ou com a mastoplastia de aumento. Em muitos casos, a utilização do implante de silicone está indicada para restabelecer o volume mamário e harmonizar seu aspecto estético. As cicatrizes cirúrgicas são as mesmas da mastoplastia redutora e felizmente, podem ser colocadas sob diversas formas em locais pouco aparentes, o que é muito conveniente nos primeiros meses. Existem três períodos de evolução das cicatrizes: 
 • 1° período ou período imediato (até o 30° dia): a cicatriz apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível, podendo haver discreta reação aos pontos ou ao curativo.
 • 2° período ou período mediato (do 30º dia até o 12º mês): ocorre espessamento natural da cicatriz e mudança na sua tonalidade, que passa do “vermelho para o “marrom”, com clareamento posterior progressivo. 
 • 3° período ou período tardio (do 12º ao 18º mês): a cicatriz se torna mais plana e assume tom semelhante ao da pele, atingindo seu aspecto definitivo. Nesta cirurgia, os tipos de cicatrizes podem variar de acordo com a técnica cirúrgica utilizada para cada mama. As incisões podem adquirir formato em “L”, em “I”, em “T” invertido (forma mais freqüente), periareolar (ao redor da aréola) ou se localizar no sulco embaixo da mama, todas muito discretas e em locais pouco visíveis. Quando situada em torno da aréola, a cicatriz fica quase inaparente, devido à transição de cor entre a aréola e a pele normal. A anestesia pode ser peridural alta, local com sedação ou geral e o procedimento geralmente dura de duas a três horas. A alta acontece no mesmo dia. O período pós-operatório em geral é pouco doloroso e os pontos são retirados entre o 7° e o 12° dia após a cirurgia. Os cuidados no pós-operatório incluem repouso relativo, evitando a movimentação dos braços e certos esforços, principalmente nos primeiros dias e uso de sutiã modelador.

Cirurgia plástica

Dr. Ednei Silva na mídia

Dúvidas e Sugestões

Entre em contato