Ginecomastia

A ginecomastia visa a correção do excesso de volume das mamas masculinas. O aumento das mamas no homem pode decorrer da hipertrofia do tecido glandular e?ou gorduroso. Diversos fatores podem causar o aumento das glândulas mamárias, como distúrbios hormonais e uso de certas drogas, medicamentos e anabolizantes. Em alguns casos, não é possível identificar o fator desencadeante, podendo ser constitucional.

Além da harmonização estética, o efeito social da cirurgia é de extrema relevância, principalmente quando a alteração já estiver presente durante a adolescência. Muitas vezes, o jovem se torna vítima de insultos e apelidos pejorativos, causando importante impacto na sua auto-estima. A cirurgia pode ser realizada a partir dos 14 anos, quando a alteração frequentemente é notada.

Na maioria dos casos, a cirurgia é constituída por lipoaspiração da mama associada à adenomastectomia (retirada das glândulas mamárias). A incisão semicircular é posicionada em local pouco aparente, entre a aréola e a pele. O procedimento é realizado sob anestesia local com sedação e dura cerca de uma a duas horas. A alta hospitalar se dá no mesmo dia. Cuidados no período pós-operatório incluem uso de faixa modeladora por 30 dias e repouso relativo na primeira semana. A recuperação é pouco dolorosa e o retorno às atividades diárias ocorre em 3 a 5 dias.

Cirurgia plástica

Dr. Ednei Silva na mídia

Dúvidas e Sugestões

Entre em contato