Qual o primeiro passo para fazer uma cirurgia plástica?

22/05/2018

Se alguma coisa em seu corpo te incomoda e você cogita fazer uma cirurgia plástica, o primeiro passo é agendar uma consulta médica com um profissional da área. As pesquisas na internet e conversas com amigas também podem ajudar a esclarecer algumas dúvidas, mas somente um cirurgião plástico poderá de fato esclarecer se você está apta àquela cirurgia e se a sua expectativa de resultado poderá ser atingida.
 
Muitos pacientes chegam aos consultórios com a foto de uma colega ou artista e dizem que desejam aquele resultado. Cabe ao cirurgião adequar a expectativa. Nem sempre os resultados podem ser parecidos. Depende do tipo de corpo, de pele, de organismo. Nem sempre também a cirurgia plástica é o tratamento adequado para aquele paciente. O cirurgião irá avaliar tudo isso.
 
Com as informações em mãos, o paciente decide se deseja marcar a cirurgia. Se sim, o médico irá pedir alguns exames com o objetivo de saber se ele está apto a passar por uma operação.
 
Os exames solicitados dependem da cirurgia a ser feita. Normalmente, são pedidos exames de sangue, de urina, eletrocardiograma e, em alguns casos, exames de imagem.
 
Com os resultados em mãos, o paciente retorna ao cirurgião plástico. Caso algum resultado esteja alterado, é preciso refazer e, se for o caso, tratar algum possível problema. Se estiver tudo bem, o médico poderá agendar a cirurgia e já passar as informações sobre o pré-operatório.
 
Observação importante: ao escolher o seu cirurgião, observe se ele faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A consulta é possível entrando no site da SBCP.