O que considerar na decisão de realizar uma cirurgia plástica

18/12/2017

O Brasil é o segundo país do mundo em número de cirurgias plásticas, atrás somente dos Estados Unidos. A lipoaspiração e o aumento ou redução das mamas estão entre as cirurgias mais procuradas. 

Segundo um estudo da International Society Aesthetic Plastic, mais de 2 milhões de cirurgias plásticas são feitas anualmente em território brasileiro. O número é alto. Quase todo mundo conhece alguém que já se submeteu a uma cirurgia estética no país.

Quando feita por um profissional qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e se obedecidos todos os cuidados do pré e pós-operatório, os riscos à saúde são muito baixos. 

Mas o que levar em consideração ao decidir por um procedimento estético cirúrgico? 

1 - Disponibilidade para um bom pós-operatório. É importante obedecer o tempo previsto de repouso e pausa nas atividades, de acordo com o estabelecido pelo seu médico. 

2 - Repense a sua queixa. Qual motivo te levou a essa vontade? Até que ponto a sua felicidade depende desse detalhe? Muitos pacientes depositam uma expectativa que não condiz com a realidade. O resultado de uma plástica melhora a auto-estima, harmoniza corpo/rosto, mas não muda questões internas que possam incomodar a paciente. É fundamental pensar se algum tipo de desequilíbrio emocional está influenciando sua decisão. 

3 - Expectativa x realidade. Converse com o seu médico sobre os possíveis resultados da cirurgia pretendida. Cada corpo tem um limite diferente. Seu cirurgião vai explicar o que pode ou não ser melhorado de acordo com seu padrão estético.