Diminuição das mamas: uma questão de saúde

18/12/2017

Para muitas mulheres, o tamanho das mamas incomoda e causa muito desconforto. Quando os seios são muito grandes, podem prejudicar a postura, causar dores nas costas, assaduras na parte inferior dos seios, dificuldade para a mulher comprar e usar sutiãs , inclusive com machucados embaixo das alças. As mamas demasiadamente grandes  também podem causar problemas sociais e emocionais. Isso porque até mesmo algumas atividades do dia-a-dia podem ser prejudicadas. Uma queixa comum, por exemplo, é a dificuldade para se fazer exercícios físicos.

Nesses casos, a paciente pode fazer a mamoplastia redutora, que remove o excesso de gordura, tecido glândular e pele, diminuindo assim o tamanho dos seios.

Existem diferentes técnicas que podem ser aplicadas na cirurgia. O médico irá escolher a mais adequada ao seu caso após uma detalhada avaliação. Vai depender, por exemplo, da quantidade de gordura, pele e tecidos a serem retirados.

Normalmente a paciente fica internado por um dia após a cirurgia, que costuma durar em média, de 3 a 4 horas. É necessário o uso de um sutiã especial no pós-operatório.

No início as mamas ficam inchadas e o novo formato vai se dando aos poucos. É preciso aguardar alguns meses para que o resultado final seja atingido. Também é muito importante seguir a risca as recomendações do pós-operatório. Logo após a cirurgia já é possível sentir a melhora nos desconfortos provocados pelo tamanho anterior das mamas.