Dia Mundial do Câncer: Como a Cirurgia Plástica pode ajudar

04/02/2018

Procedimentos cirúrgicos podem ajudar quem superou o câncer a recuperar a autoestima e a qualidade de vida.

Hoje, 4 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer. A data foi criada pela organização não governamental União Internacional Pelo Controle do Câncer (UICC) e tem como objetivo incentivar a discussão e conscientizar a população em todo o mundo. No Brasil, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), houve cerca de 600 mil casos novos de câncer entre 2016 e 2017.

Com os avanços da medicina, a cirurgia plástica tem se tornado uma grande aliada de pacientes que passam pelo tratamento do câncer, em especial quem passa por intervenções cirúrgicas para remoção do tumor. Vamos aproveitar a data para explicar mais sobre como funcionam esses procedimentos.

Câncer de mama, implantes e reconstrução mamária

Dentre os casos de câncer no Brasil, o Inca estima que cerca de 58 mil são de câncer de mama. O tratamento para esse tipo de câncer pode levar à retirada total ou parcial do seio. E é nesse momento que a cirurgia plástica pode ajudar.

Existem várias opções para a paciente que se encontra nessa situação, que vão desde implantes de silicone à utilização de tecido abdominal ou das costas para a reconstrução. O procedimento pode ser realizado de imediato logo após a retirada do tumor. Como toda cirurgia, o processo é individualizado e dependerá das condições da paciente. É recomendado em alguns casos que se aguarde um período de tempo para realizar a plástica para reduzir riscos.

A reconstrução pode ser feita por qualquer mulher que passou por uma mastectomia e não impacta o acompanhamento oncológico da doença.

Plástica para câncer de pele

O câncer de pele não-melanoma é outro tipo de câncer comum no Brasil, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo o Inca.

O tratamento desse tipo de câncer pode requerer uma cirurgia de remoção do tumor e do máximo possível de células cancerígenas presentes nos tecidos ao redor. Essa remoção cirúrgica resulta em cicatrizes e pode causar até desfiguração se a lesão estiver em uma área delicada, como rosto e pescoço.

Um cirurgião plástico pode utilizar um retalho ou enxerto de pele de uma área saudável para realizar a reconstrução. Dependendo do caso, também pode ser necessário utilizar outros procedimentos cirúrgicos para obter melhores resultados.

--

A maior arma para combater o câncer é a prevenção, por isso, é importante estar atento aos sinais da doença, manter hábitos saudáveis e abolir o fumo.